
Em Matrix o filme, Morpheus diz a Neo algo como “…você tem vivido sua vida normalmente todos os dias, mas alguma coisa lhe diz que há algo errado, como uma farpa em sua mente, te deixando louco…”
É mais ou menos assim que tenho me sentido ao ler Cristianismo Pagão e Reconsiderando o Odre de Frank Viola, dois livros perturbadores, o primeiro mostra como práticas do judaísmo e principalmente do paganismo entraram na igreja e se perpetuam até hoje e o segundo mostra como eram as práticas usuais da igreja primitiva.
É pertubardor saber que a maior parte das nossas práticas eclesiáticas não tem origem bíblica, que vivemos um cristianismo muito distante daquele vivido pela igreja do primeiro século, que nos afastamos tanto da simplicidade da Igreja primitiva que hoje o que que vivemos é algo complexo, cheio de tradições, de fórmulas humanas e o que sobrou de original da Igreja é uma pequena centelha.
Mas aí reside a esperança, esta centelha não se apagou, é pequena, mas é possível vê-la em praticamente todas igrejas, “continuamos com nosso modo viver a Igreja normalmente, mas Algo nos diz que estamos errados, nos incomodando, como uma farpa em nossas mentes nos deixando loucos“, em todos lugares há um clamor por uma volta da Igreja ao primeiro amor e arrisco dizer que ainda neste século teremos uma nova reforma cristã.
Talvez pensem que eu estou exagerando, mas mesmo eu que tenho pensado assim nos últimos tempos e por isso buscado este tipo de informação, tenho me estarrecido diante de tamanha distorção nas nossas práticas eclesiásticas, é complicado se dar conta de que boa parte daquilo que tenho vivido nos últimos anos não tem origem cristã. Aqui cabe um esclarecimento não me refiro às doutrinas essenciais, mas a práticas usuais e liturgia basicamente, coisas como sermão, pastor, templo, etc.
Alguem pode perguntar: Porque se preocupar com coisas assim ? volto a bater na mesma tecla, não se trata de julgar o passado, mas de refletir, de pensar e repensar nossa maneira de ser, ter, fazer e viver igreja.
Não podemos mais nos dar ao luxo de repetir os erros do passado em nome da tradição, reproduzir um comportamento herdado sem questionar seu valor, aderir a novas modas evangélicas sem consultar o modelo da Igreja cristã primitiva.
Particularmente gosto de uma abordagem das escrituras que interpreta o VT e o NT a partir da cruz e de Cristo, creio que tambem devemos analisar nossas práticas eclesiais a partir do modelo da igreja primitiva, mas não apenas de boca, devemos estudá-la a fundo.
Tambem não significa que devemos ter uma liturgia rígida sem espaço pra criatividade, que não podemos fazer uso de novas tecnologias ou que não podemos nos contextualizar a cultura local, muito pelo contrário, significa dar espaço para a igreja agir como o Espírito Santo a conduzir, livres das amarras de tradições humanas que nos prendem.
Para finalizar tomo emprestadas as palavras do autor para fazer um convite assustador
Agora convido o leitor seguir-me por uma estrada inédita. Trata-se de uma terrível jornada onde você será obrigado a responder questões que provavelmente nunca entraram em seu pensamento consciente. Questões bem difíceis de responder, recorrentes, surpreendentes. Você será confrontado com respostas perturbadoras. Respostas que deixarão você diante das melhores coisas que um cristão pode conhecer… …Se você não está disposto a examinar seriamente seu cristianismo, não mais leia estas páginas. Doe imediatamente este livro a algum sebo! Livre-se do incômodo de ter sua vida cristã virada de cabeça para baixo.
A quem se interessar:
Pagan Christianity
Rethinking The Wineskin
Ainda não foram publicados em português, mas já existe a versão online:
Cristianismo_Pagao
21 Comentários
Julho 11, 2007 às 1:17 am
Pedro Amaral Couto
Julho 8th, 2007 at 10:28 pm
Mas também o cristianismo de Paulo afastou-se da religião judaica, interpretando as Escrituras de modo diferente. Procurem por bibleorigins, usbible e bibleinterp no Google. Até judeus consideram os cristãos pagãos por causa dessas interpretações. Mas os primeiros cristãos eram realmente judeus, e pode-se notar os conflitos entre eles e Paulo na Bíblia, especialmente a respeito da circuncisão.
Julho 11, 2007 às 1:17 am
Gumercindo Alves Flois
Junho 9th, 2007 at 8:01 pm
Olá!
muito interessante este assunto!!!
gostaria de saber mais sobre.
A quem me responder,
um grande abraço…
São Lepoldo-RS
Julho 11, 2007 às 1:18 am
jarsgirl
Abril 30th, 2007 at 11:57 pm · Editar
putz, na igreja existem muitas, mas muitas liturgias e ritos que nada tem a ver com o cristianismo. Gostei do texto….agora fiquei curiosa: onde me achastes?
abs
Julho 11, 2007 às 1:18 am
Alexandre
Abril 29th, 2007 at 5:58 pm · Editar
Muito bom o post, quem dera que todas as pessoas, céticas ou não, se questionassem sobre esse assunto…
Porque outras igrejas, que não são puramente igrejas católicas, ganham cada vez mais adpetos?
Abs!
Alexandre
Julho 11, 2007 às 1:18 am
TLN
Abril 26th, 2007 at 11:59 pm
disse…
Tragicamente perdemos o “fio da meada” há tempos!!! Onde está a diferença do povo de Deus? O culto não se tornou mais um ritual?
Para mim é evidente, que há um ostracismo, há algo encoberto, há algo errado com a atualidade.
Não vejo mais nas igrejas, no povo dito representante de Deus a necessidade de construir um relacionamento com Deus, puro e simples. Basta lembrarmos ao analisarmos a oração feito por Cristo: O Pai Nosso (a magnitude de tal prece) muitos sabem-na de cor e salteado, mas será que entenderam a essência? Para Deus não basta construir relações (ou seja sou cristão e ponto) é preciso ter o amor como ingrediente fundamental. E hoje carecemos disso, os grandes líderes “amam o poder e não o poder de amar”. Afinal Deus é de poder, mas sobretudo de Amor. Hoje a igreja está engessada, o povo atado, carrega um jugo pesado sem saber porquê. Quando Cristo disse que Seu fardo era leve e suave…
O Deus descrito no Pai nosso mostra um deus que tem a necessidade de construir relacionamentos e trocar experiências, assim como os pais tem com seus filhos. “Ele possui necessidade psiquica de amor. Essa necessidade é maior do que um desejo de afeto, carinho e atenção. Mas de uma amor de entrega, de sonhar junto, um amor revitalizante, um amor que não controla, nem domina tão pouco trava a inteligência humana. Deus quer uma relção de amor que promova a liberdade, realce a auto-estima e reacenda a esperança.
Hoje os lideres, membros (grande parte) já entram condicionados a querer reverência, reconhecimento e alguns até a desejar a servidão. Enquanto Deus de forma tão humilde pediu algo que nem Ele pode nos impor, amá-lo. Deus tem o comportamento completamente diferente daqueles que tetam ser ‘deuses” ou que dizem representá-lo. E por isso vejo que decaiu todo o fervor da igreja primitiva, ou seja as almas se corromperam pelo EU ou êgo. Eu diria que a igreja atual está equivalente ao judaismo na época de Cristo.
Por isso para encerrar o que nem esbocei…rs
Primeiramente quero parabenizá-lo por sua iniciativa e sede de mudança. Sabei que Deus conhece os corações e é justamente aí que Ele age. Quanto a toca do coelho eu já comecei a entrar… e digo que cada vez que me aprofundo me sinto surpresa, em ver quão Deus é acessivel, e como o homem estabele osbtáculos que não existem, rituais que são completamente desnecessários.
enfim termimo invocando uma frase de Tomás de Aquino:
“Concedei-me, Senhor meu Deus,
Uma inteligência que Vos conheça,
Um zelo que Vos procure,
Uma ciência que Vos encontre…”
Ele está disponivel, basta-nos saber se estamos dispostos a despirmo-nos de toda hipocrisia, dogmas e religiosidade… e tentar conhecer Deus sem tentar sê-lo. Sem julgamentos, sem arrogância, mas com amor, como quem tem sede e mais que tudo a disponibilidade de amar a Deus e ao próximo?
Você conhece o segredo?
Vai entrar na toca do coelho? Uma vez que se entra, nunca mais verás as coisas da mesma forma.
Shalom!
Soli Deo Glori
25 de Abril de 2007 09:22
Julho 11, 2007 às 1:19 am
Amauri
Abril 26th, 2007 at 11:59 pm · Editar
Amauri disse…
Fiquei louco para ler o livro…
Há muito tempo, como outros aqui, sinto-me incomodado com o nosso cristianismo. Que possamos ver uma reforma, mas desta vez, sem interesses políticos e pessoais por trás dela.
Abraços, e que Deus nos ajude a todos. =)
22 de Abril de 2007 21:26
Julho 11, 2007 às 1:20 am
luna
Abril 26th, 2007 at 11:52 pm · Editar
luna disse…
ricardinho, muito bom o texto e principalmente, o questionamento…eu posso dar o testemunho que muitas pessoas aqui no NE estão esperando algo desse tipo, uma NEO-reforma (sem trocadilho com matrix, rsrs)…mas muita gente está cansada de formúlas mágicas e pregações vazias…meu amigo, estou com vc e vamos até o fim para proteger Zion, ops…
22 de Abril de 2007 06:15
Julho 11, 2007 às 1:20 am
jujubinhas
Abril 26th, 2007 at 11:42 pm · Editar
jujubinhas disse…
Faz tempo que tenho visto inúmeros pontos em que discordo das práticas das igrejas evangélicas. Justo por este motivo, não me considero uma pessoa “evangélica”. Não sou de SP, mas ao vir pra cá, cheguei a pensar que essa distância existente entre as pessoas se reproduz nas igrejas e que isso pode ser algo de Deus voltado para o povo de SP. Porém, ao visitar diversas igrejas, ao final não pude concordar que as coisas que vi são obra de Deus na vida das pessoas. E isso me fez querer muito mais não me considerar uma pessoa “evangélica”.
Enfim, fiquei curiosa pra ler o livro online…
21 de Abril de 2007 17:54
Agosto 11, 2007 às 6:50 pm
Gostei muito do livro, sou Cristão creio em Jesus como Salvador!
Em todas as igrejas há coisas erradas… pois todos somos pecadores… mas em Cristo temos o perdão!
Mas só nos livraremos do pecado na volta de Cristo!
Outubro 17, 2007 às 1:40 am
Obrigado pelo seu comentário, que aguçou minha curiosidade, estou lendo o livro que já está disponivel em portugues em pdf , é um coice na conciência, estou divulgando, em breve quero ler – Reconsidrando o odre-
Publiquei seu post em meu blog citando a fonte.
Abração
Agosto 18, 2008 às 7:25 pm
Não sei se esse livro veio trazer alguma luz ou jogar a merda no ventilador!!!!
Agosto 19, 2008 às 5:13 pm
Caro Daniel,
Entendo seu espanto ! mas voce pode dar uma olhada no blog do autor e encontrar declarações d e pastores sobre o livro de tirar suas conclusões, de certa forma voce esta certo, a ideia é dizer o que todos veem mas ninguem tem coragem, de que o rei (evangelicalismo) esta nu.
quem tiver coragem que tome a pílula vermelha !!!
http://frankviola.wordpress.com/2008/08/09/pastors-weigh-in-on-pagan-christianity-part-2-family-christian-store-update/
Agosto 19, 2008 às 5:38 pm
esta é a primeira parte que eu considero ainda mais expressiva !
http://frankviola.wordpress.com/2008/07/03/pastors-weigh-in-on-pagan-christianity/
é eu sei que tem quem discorde, aliás a maioria, faço um desafio leia, reflita, pesquisa tenha coragem de perguntar… depois voltamos a conversar ok ?
Agosto 20, 2008 às 2:38 pm
Pois e´Ricardo, eu tô pesquisando mesmo e estou ficando cada vez mais espantado. Mais louvo a Deus por pessoas assim, que nos trazem a verdade. Mas muito “crentes” não vão aguentar o baque não!
Abs
Daniel
Agosto 20, 2008 às 5:28 pm
rss, é Daniel, eu tambem acho que não, mas… fazer o quer, né ?
já imaginou se Lutero pensasse assim: “quer saber, essas 95 teses vão escandalizar muita gente, melhor deixar as coisas como estão…”
Agosto 21, 2008 às 4:43 pm
Voce tem razão. Mas me diga, o que mudou em sua vida cristã após estas descobertas?
Setembro 25, 2008 às 12:11 am
leia ISAIAS 27e 28… AS PESSOAS SE ESQUECERAN DE QUE DEUS O CRIADOR TRARA JUSTIÇA A TODOS OS QUE NELE CONFIA.
A SEMPRE UMA RESPOSTA PARA TODAS AS PERGUNTAS.
JESUS TEVE UMA DEMOSTRACAO DE FE E ADORACAO, AO VERDADEIRODEUS, PAI E CRIADOR, COMO FILHO DE DEUS NAO QUIS SER ADORADO, COMO HOMEN VIVEU E MORREU, so que na verdade ELE so cumpriu oque estava escrito.
UM EXEMPLO A SER SEGUIDO, NAO TENHA JESUS COMO UM DEUS E SIM COMO O SALVADOR DE NOSSAS ALMAS…
observe que ELE nao quis ser adorado, “no meu ponto de vista!” ELE gostaria de ter sido um EXEMPLO a ser seguido pelos QUE, N’ELE eu confio eo ADORO como CRISTO.
DEUS transfoemou minha vida, acredito que so a UMA TRINDADE DE PODER E,A, QUE ESTA NOS ALTOS CELESTIAIS.
-Nao recebi o batismo da igreja catolica, nao nasci evangelico, me tornei um cristao!, nao acredito em outras formas de poder, se nao a que vem do ALTO. sou conhecedor da vertdade, e tenho a SABEDORIA QUE VEM DE DEUS A MESMA QUE TEVE SALOMAO, amem.
responderei todos os email…
A SABEDORIA esta no conhecer a verdade, que esta nas ESDCRITURAS SAGRADA.
RECEBEREIS PODER AO DESCER SOBRE VOZ O ESPIRITO SANTO.
Janeiro 11, 2009 às 8:30 pm
Como faço para conseguir o livro, tem algum site que tenha o download???
quero saber mais sobre o livro, sou Cristão e creio no Senhor Jesus.
Janeiro 14, 2009 às 3:19 pm
Rafael no final do post tem o link para o livro, e so clicar,
abracos
Janeiro 25, 2009 às 5:36 pm
Esse livro me assustou e me constrangeu a rever tudo o que eu acreditava estar correto. Já não tenho sido mais o mesmo…é muito esquisito…sem lá…
Janeiro 26, 2009 às 3:37 pm
Éder,
Que bom, acho qure este é o caminho, eu comecei um grupo de estudos sobre o livro, sugiro o mesmo a quem se interessar…
Aliás a editora está querendo trazer o Frank Viola pra uma conferencia aqui, só estou esperando a confirmação !
Abraços !